sábado, 5 de dezembro de 2009

Intel apresenta chip x86 com 48 núcleos

A Intel apresentou o protótipo de um chip do tamanho de um selo postal com 48 núcleos de processamento. Batizado pela empresa como Single-chip Cloud Computer (SCC), ele contém 1,3 bilhão de transistores.

Cada núcleo de processamento do SCC pode, em teoria, executar um sistema operacional separadamente. Atualmente os processadores "high-end" para PCs possuem tipicamente quatro núcleos.

A Intel e sua rival AMD lançarão seus modelos com seis núcleos em 2010, o que permitirá que os computadores executem mais tarefas complexas simultaneamente.

O SCC tem "nuvem" no nome por oferecer recursos que tipicamente ocupariam diversos racks em um datacenter para computação de nuvem. Além disso a Intel informou que com as tecnologias desenvolvidas para o chip SCC, a empresa eventualmente conseguirá desenvolver um protótipo com cerca de 100 núcleos.

Em 2007 a empresa apresentou um processador com 80 núcleos e em 2009 a Tilera anunciou seu processador com 100 deles. Além deles, a NVIDIA também apresentou sua nova GPU com 512 núcleos.

Mas diferente destes processadores, o SCC é baseado na arquitetura Intel x86. Isto significa que ele poderá ser usado para executar sistemas operacionais encontrados em PCs comuns, como o Windows e o Linux.

A Microsoft informou que começará a trabalhar com o SCC em um futuro próximo e a Intel chegou a demonstrar o SCC rodando um Linux em cada núcleo.

O SCC será lançado oficialmente no primeiro semestre de 2010 e mais detalhes sobre ele serão divulgados durante o evento International Solid-State Circuits Conference, que será realizado no dia 8 de fevereiro nos Estados Unidos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário